História da Ilha de Boipeba

A Ilha de Boipeba é recheada de histórias e curiosidades. Um pacato paraíso natural no estado da Bahia, a ilha é considerada uma das mais belas do mundo, tendo sido eleita por um portal especializado em turismo como um dos 10 destinos mais bonitos da América do Sul.

Sua arquitetura simples e histórica revela uma das mais primeiras colonizações no Brasil. As ruas da vila de Boipeba são atrações à parte, onde podem ser encontrados arruamentos de até 300 anos.

E é também na Ilha de Boipeba que moradores e turistas encontram a Igreja do Divino Espírito Santo, um marco histórico construído por Jesuítas no início do século XVI.

Mas, você sabe de onde veio o nome “Ilha de Boipeba”? O nome é na verdade originário do termo “m’boi pewa”, que na língua tupi quer dizer literalmente “cobra chata”. Porém, na denominação dos índios significava “tartaruga marinha”.

A Ilha de Boipeba permite aos seus visitantes uma viagem ao tempo. Através dos povoados de Velha Boipeba, Monte Alegre, Moreré e São Sebastião (Cova da Onça) é possível ter contato com marcos históricos, arquitetura secular e, é claro, um povo rico em cultura local. Venha conhecer a Ilha de Boipeba e se encante com a história e a beleza deste paraíso natural!